A Paradox Interactive é uma empresa Sueca de videojogos, que tem um conceito diferente no processo de criação: A opinião dos jogadores é importante. De tal modo que os jogos são criados de acordo com o feedback dado nos fóruns. Os modders são também valorizados, de tal modo que o próximo jogo da empresa vai ser liderado por um modder Português.
Crusader Kings - É um jogo muito original, pois o jogador mais do que controlar uma nação, controla uma dinastia. Além de gerir um reino, um ducado ou um condado, temos de nos preocupar com a sucessão.
O aspecto da sucessão está muito bem desenvolvido, pois a maneira como educamos os sucessores influencia a sua personalidade e se resolvermos contrair matrimónio dentro da família, os sucessores poderão nascer com problemas.
O ambiente é claramente medieval (o jogo desenrola-se entre 1066 e 1452) onde a gestão dos nossos territórios passa por delegarmos terras a nobres da nossa corte, e claro podemos sempre herdar condados ou até mesmo reinos caso estejamos na linha de sucessão;
Europa Universalis - A "jóia da coroa" da editora, um clássico dos jogos de estratégia. Aqui o jogador controla um país (qualquer país ou nação do mundo...) entre 1399 a 1801 (com as expansões), ou seja mesmo na altura das grandes descobertas. Além da gestão de exércitos e navios, é bastante importante a gestão do país que governamos;
Europa Universalis Rome - Este jogo acaba por ser um híbrido entre o Crusader Kings e o Europa Universalis. Temos a gestão da dinastia mas não tão aprofundada e temos novamente a gestão de uma nação. Tal como nos outros dois jogos anteriores, podemos controlar Portugal, neste caso os Lusitanos entre 280 a.C e 27 d.C. Aqui os territórios conquistam-se de dois modos, conquista directa ou por nível civilizacional;
Hearts of Iron - Aqui controlamos uma nação moderna (podemos literalmente controlar qualquer país, desde os Estados Unidos às Seychelles) no período entre 1936 e 1948, ou seja inclui a 2ª Guerra Mundial.
Cabe ao jogador levar a sua nação a uma das grandes alianças, ou manter-se neutro ao longo da guerra, caso controle uma nação poderosa poderá mesmo inverter a história;
Victoria - Em Victoria controlamos uma nação entre 1836 e 1936. No auge da era colonial, onde os grandes países Europeus disputavam entre si o maior numero de colónias possível.
Tem também grande relevo, a Revolução Industrial.
Este é o jogo com maior componente de gestão, onde se gere tudo, incluindo o partido no poder. Tendo em conta a época temporal, corremos sempre o risco de entrar na 1ª Guerra Mundial, mas podemos sempre inverter o curso da História...
5 comentários:
Ando mesmo desfasado dos jogos... Que vergonha! Gostei da ideia do Crusaders Kings. Quando falaste em descendentes com problemas, isso foi um eufemismo para deficientes, certo?
Ah, e tenho uma sugestão para o teu blog. Sò não sei se o tema te interessa: a origem dos actuais partidos políticos. Que tal?
Fiquei cheia de vontade de jogar qualquer um deles!
Curioso como dizes jogos pequenos. Porque, nos meus idos tempos, 600mb eram jogos pesados!!!! :)
Tou velho!
Enviar um comentário