quarta-feira, 4 de maio de 2011

A Jogar: Jogos de Estratégia da Paradox Interactive

A Paradox Interactive é uma empresa Sueca de videojogos, que tem um conceito diferente no processo de criação: A opinião dos jogadores é importante. De tal modo que os jogos são criados de acordo com o feedback dado nos fóruns. Os modders são também valorizados, de tal modo que o próximo jogo da empresa vai ser liderado por um modder Português.












Crusader Kings - É um jogo muito original, pois o jogador mais do que controlar uma nação, controla uma dinastia. Além de gerir um reino, um ducado ou um condado, temos de nos preocupar com a sucessão.
O aspecto da sucessão está muito bem desenvolvido, pois a maneira como educamos os sucessores influencia a sua personalidade e se resolvermos contrair matrimónio dentro da família, os sucessores poderão nascer com problemas.
O ambiente é claramente medieval (o jogo desenrola-se entre 1066 e 1452) onde a gestão dos nossos territórios passa por delegarmos terras a nobres da nossa corte, e claro podemos sempre herdar condados ou até mesmo reinos caso estejamos na linha de sucessão;












Europa Universalis - A "jóia da coroa" da editora, um clássico dos jogos de estratégia. Aqui o jogador controla um país (qualquer país ou nação do mundo...) entre 1399 a 1801 (com as expansões), ou seja mesmo na altura das grandes descobertas. Além da gestão de exércitos e navios, é bastante importante a gestão do país que governamos;












Europa Universalis Rome - Este jogo acaba por ser um híbrido entre o Crusader Kings e o Europa Universalis. Temos a gestão da dinastia mas não tão aprofundada e temos novamente a gestão de uma nação. Tal como nos outros dois jogos anteriores, podemos controlar Portugal, neste caso os Lusitanos entre 280 a.C e 27 d.C. Aqui os territórios conquistam-se de dois modos, conquista directa ou  por nível civilizacional;












Hearts of Iron - Aqui controlamos uma nação moderna (podemos literalmente controlar qualquer país, desde os Estados Unidos às Seychelles) no período entre 1936 e 1948, ou seja inclui a 2ª Guerra Mundial.
Cabe ao jogador levar a sua nação a uma das grandes alianças, ou manter-se neutro ao longo da guerra, caso controle uma nação poderosa poderá mesmo inverter a história;












Victoria - Em Victoria controlamos uma nação entre 1836 e 1936. No auge da era colonial, onde os grandes países Europeus disputavam entre si o maior numero de colónias possível.
Tem também grande relevo, a Revolução Industrial.
Este é o jogo com maior componente de gestão, onde se gere tudo, incluindo o partido no poder. Tendo em conta a época temporal, corremos sempre o risco de entrar na 1ª Guerra Mundial, mas podemos sempre inverter o curso da História...

5 comentários:

Marco S. disse...

Ando mesmo desfasado dos jogos... Que vergonha! Gostei da ideia do Crusaders Kings. Quando falaste em descendentes com problemas, isso foi um eufemismo para deficientes, certo?

Marco S. disse...

Ah, e tenho uma sugestão para o teu blog. Sò não sei se o tema te interessa: a origem dos actuais partidos políticos. Que tal?

Cristina disse...

Fiquei cheia de vontade de jogar qualquer um deles!

Marco S. disse...

Curioso como dizes jogos pequenos. Porque, nos meus idos tempos, 600mb eram jogos pesados!!!! :)

Marco S. disse...

Tou velho!