sexta-feira, 22 de maio de 2009

A Ver: Good Bye Lenin!

No cinema Europeu, cada país tem o seu próprio estilo, os Britânicos devido aos numerosos actores em Hollywood têm um cinema com alguma visibilidade, depois temos os Franceses com uma grande industria de cinema, mas tirando alguns filmes de menor orçamento, as grandes produções são integralmente copiadas de filmes Americanos de péssima qualidade. Existe ainda o cada vez mais emergente cinema Espanhol e o divergente cinema Italiano, já vão longe a época áurea dos anos 60... (se não fosse A Vida é Bela o caso agravava-se ainda mais).
E o cinema Alemão? Reconheço que vi poucos filmes Germânicos, mas recordo-me de ter gostado bastante da Queda de Hitler e do Terceiro Reich e sobretudo de Good Bye Lenin!.
Este filme mostra-nos a vida de um jovem natural da RDA (Alemanha de Leste) de nome Alexander Kerner que tem uma mãe fanática do regime comunista. Durante uma manifestação contra o governo Alexander é preso e a sua mãe assiste a tudo, sofrendo um ataque cardíaco entrando em coma.
Durante o seu coma, o muro de Berlim é destruído, a RDA desaparece e com ela deixam de existir o Marco da Alemanha de Leste e vários produtos fabricados neste país. Quando a mãe de Alexander acorda do coma, este é avisado de que ela não pode sofrer nenhum choque, pois corria o risco de sofrer outro ataque. Alexander decide então esconder da sua mãe que a RDA já não existe, sendo o nuclear da história os "truques" para iludir a situação.
É um bom filme e destaco também a banda sonora que ficou ao cargo do pianista Yann Tiersen. Apesar do tema rocambolesco da história não é uma comédia. Recomendo principalmente a quem tem curiosidade em saber mais pormenores sobre a reunificação Alemã.

Sem comentários: