quinta-feira, 7 de maio de 2009

A Ler: Lucky Luke

Na Banda Desenhada a minha preferência vai totalmente para a Franco-Belga, principalmente a fase entre os anos 50 e principios de 80. É dentro deste período temporal que encontramos algumas das séries mais geniais e brilhantes da 9ªarte, temos o caso da minha favorita: Astérix, mas também Tintim, Blake e Mortimer, Blueberry, Spirou e... Lucky Luke.
As histórias de Lucky Luke são muito mais simples que outras suas contemporaneas, mas é exactamente esta simplicidade que a torna diferente. Os desenhos são extremamente cómicos e um observador atento encontra sempre algum "rabisco" engraçado nos quadradinhos. O universo de Lucky Luke está cheio de personagens, muitas delas reais, como antigos presidentes dos EUA ou outras personalidades famosas do século XIX, dando à série um carácter didáctico, pois o respeito por estas pessoas nunca é perdido mesmo tratando-se de uma série cómica.
Infelizmente Lucky Luke é talvez o melhor exemplo do declínio de uma série de BD: Numa primeira fase (1948-1958) era apenas Morris que desenhava e escrevia, os desenhos eram algo toscos e as histórias apesar de cómicas eram demasiado ingénuas e algo frágeis. Entre 1958 e 1977 assitimos à sua fase de ouro, devida essencialmente ao maior génio (na minha opinião, mais que Hergé) do mundo da Banda Desenhada: René Goscinny, o escritor de Astérix. Esta é a fase onde são publicados os melhores álbuns, as melhores histórias e os melhores desenhos. Em 1977 ocorre o falecimento precoce de Goscinny, e Morris associa-se a vários autores até 2002 (data da sua morte) nesta fase nota-se um declínio evidente da série (tinha perdido o seu melhor escritor) sendo este mais vincado nos anos 90, onde os desenhos perdem riqueza, naturalmente devido ao envelhecimento do desenhador, os quadradinhos perdem paisagens e cenários, aparecendo por detrás das personagens, fundos de uma só cor. Além de um evidente copy + paste de desenhos, pois o mesmo desenho de uma personagem aparece por diversas vezes no mesmo álbum.
Actualmente a série está no declinio completo, com novos autores que não conseguem incutir a qualidade necessária. (a série Astérix atravessa o mesmo declínio, mas ao menos os desenhos mantiveram a qualidade).
Enfim se têm curiosidade ou gostam de Banda Desenhada e conhecem mal a série Lucky Luke recomendo-vos a leitura dos livros entre 1953 e 1991.

Sem comentários: