sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O papa João XXI


Até aos dias de hoje, só existiu um papa Português: João XXI (nome de baptismo: Pedro Hispano). Este post é dedicado a esta personalidade, não só pelo óbvio, a sua nacionalidade, mas também por ter sido dos papas mais interessantes da História.
Pedro Hispano viveu entre 1215 e 1277. Nasceu em Lisboa, onde começou a sua educação religiosa e foi estudar medicina para a Universidade de Paris. Era muito inteligente tendo criado um manual de lógica que foi usado na Europa durante mais de 300 anos. Paralelamente à sua vida académica (tornou-se professor de medicina na Universidade de Siena), era também conselheiro de D. Afonso III. A sua proximidade com o mundo da Igreja reforçou-se quando se tornou médico do papa Gregório X, que o premiou com o titulo de cardeal.
Foi eleito papa em 1276, infelizmente o seu papado só durou 8 meses, mas durante esse tempo, demonstrou ser um chefe da Igreja Católica bastante diferente do habitual: Estudava Aristóteles (era quase pecado, pois este filósofo rejeitava a religião), era amigo de grandes pensadores do seu tempo (alguns deles críticos da religião), escreveu um livro: Thesaurus Pauperum traduzido em 12 línguas e mais de 100 edições (estamos a falar de uma pessoa que viveu há quase 800 anos!) que era um livro de receitas de medicamentos para os mais pobres, além de mais outros 11 volumes dedicados à matemática e à lógica.
A sua morte ocorreu em 1277, foi vitima de um desabamento de uma das alas do seu palácio que estavam em obras que ele próprio tinha ordenado.
2 curiosidades: 1) Denominou-se a si próprio João XXI, mas não existiu nenhum papa João XX, a razão deste aparente erro nunca foi explicada. 2) Dante na sua Divina Comédia enche-o de elogios considerando-o entre os maiores sábios de sempre.

Nota: João XXI é considerado o único papa Português, mas existiu um outro, Dâmaso I durante a época Romana, que nasceu no que é hoje a cidade de Idanha-a-Velha, território na altura pertencente à Província Romana da Lusitânia, se justificar naturalmente irei dedicar-lhe um post.

3 comentários:

Jota disse...

Pá..

SENSACIONAL!
adoro adoro adoro ler estas cenas!

o p.s.. "tráz.. toma"! pronto!

Unknown disse...

Olá. Estou lendo em 2018. rsrsrs
O motivo é uma acusação de um ateu contra este Papa dizendo que ele teria promulgado um decreto dizendo que as leis da Físicas seriam heresias.
Então o ateu debocha disso citando sua morte por soterramento após o desabamento de seus aposentos.
Vasculhando a internet, não encontrei nada sobre isso.
Terias alguma informação adicional a nos fornecer?
Por Luiz Fernando Dias Cabezudo.

Carlos Santana disse...

http://advivo.com.br/blog/carlos-mangino/o-dominio-da-lei
"De fato, em 1277, o bispo Tempier de Paris, seguindo as instruções do papa João XXI, publicou uma lista de 219 erros ou heresias que deveriam ser condenadas. Entre as heresias consta aquela de que a natureza segue leis, porque isso entra em conflito com a onipotência de Deus. Curiosamente, o papa João XXI foi morto pelos efeitos da lei da gravidade poucos meses depois, quando o teto do seu palácio desmoronou sobre ele."

Ainda sobre o Bispo(https://en.wikipedia.org/wiki/%C3%89tienne_Tempier)

"Em 7 de março de 1277, Tempier expandiu o número de doutrinas condenadas para 219. Ele foi auxiliado por uma comissão de teólogos da Universidade. Henry de Ghent sentou na comissão episcopal de Tempier ( Assessores episcopi ) de dezesseis mestres, que produziu o programa de 219 proposições comdemned por Tempier em 7 de março 1277. As condenações contra o aristotelismo em Paris envolvido Giles de Roma , Siger de Brabant , a faculdade de artes, e certas doutrinas de Tomás de Aquino . [5] O artigo quadragésimo nono na lista foi a afirmação de que Deus é incapaz de se mover do universo, porque implica a existência de um vazio."