segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Fotos icónicas (I)

1969 - Pela primeira vez, uma pegada humana é impressa fora do nosso planeta. Como não existe vento na Lua, a pegada estará impressa por vários milhares de anos.
1989 - Após protestos na Praça Tiananmen em Pequim a exigir mais democracia, o exército Chinês intervém e ocorre um massacre. Os tanques ao entrar na Praça foram barrados por um homem que se colocou à sua frente. Ao contrário do que muitas vezes é referido, sabe-se a identidade do homem (estudante universitário com 19 anos), não se sabe é o seu paradeiro, o governo Chinês não confirmou nem desmentiu se foi preso ou mesmo executado.
1985 - Uma erupção vulcânica na Colombia causa um desabamento de terras. Omayra Sanchez fica presa, tendo permanecido nessa situação durante 3 dias (onde este lucida, falando com jornalistas e médicos) até falecer por falta de condições para o seu salvamento.
1972 - Foto tirada logo a seguir a um ataque com Napalm perpetrado pelo Vietname do Sul. A rapariga do centro da imagem foi enviada para o hospital com queimaduras graves. Actualmente é cidadã Canadiana e é médica.
1968 - Um oficial do Vietname do Sul, abate em frente das câmaras um rebelde do Vietname do Norte. A execução foi justiticada como um castigo pela guerrilha levada a cabo na altura. Após a guerra o homem que cometeu a execução abriu uma pizzaria em Washington.

1994 - Foto retirada no Sudão onde se vê uma criança mal nutrida seguida por um abutre. O fotógrafo suicidou-se 3 meses depois por um sentimento de culpa por ter divulgado (e ter tirado) a foto. A criança da foto sobreviveu a esse periodo, tendo morrido em 2006.

1 comentário:

Tiago Ribeiro disse...

Post simples mas brilhante!!!