terça-feira, 13 de março de 2012

Os Medalhados Portugueses nos Jogos Olímpicos - Ouro

Infelizmente Portugal não conta com muitos atletas com medalhas de Ouro nos JO, a única ilação positiva que podemos tirar é que são distribuídas democraticamente, 2 homens e 2 mulheres, o seguinte post será sobre os vencedores de medalhas de prata e o ultimo dedicado ao bronze:

Carlos Lopes: Tem a honra de ser o 1º medalhado a Ouro Português. Venceu a medalha na Maratona em Los Angeles 1984, tendo conseguido mesmo o recorde olímpico que só foi batido em 2008!
Esta medalha é ainda mais especial porque uma semana antes dos jogos, Carlos Lopes foi atropelado em Lisboa, tendo corrido o risco de não participar na competição.
Carlos Lopes tinha 37 anos quando ganhou a medalha...

Rosa Mota: É considerada uma das melhores maratonistas do século XX. Venceu a sua medalha em Seul 1988, e foi mesmo à tangente com apenas 13 segundos de avanço.
Diga-se que para esta corrida ao contrário do que é habitual, a atleta Portuguesa era mesmo a favorita pois era a campeã Europeia e Mundial em título.


Fernanda Ribeiro: Após dois Jogos consecutivos a vencer medalhas, Portugal estava mal habituado. Em 1992 as coisas não correram bem e só em Atlanta 1996 voltaríamos a ter o ouro.
Fernanda Ribeiro venceu a medalha dos 10 000 metros (mais uma em longa distância) e estabeleceu um novo recorde olímpico que seria batido em Sidney 2000.


Nélson Évora: Venceu a sua medalha em Pequim 2008 na modalidade de triplo salto, sendo ao nosso primeiro título olímpico numa categoria técnica.
Recebeu também o ouro no mundial de Osaka em 2007 e uma de prata no mundial de Berlim em 2009. 
Em 2003 foi campeão Europeu Júnior em 2 modalidades diferentes: Triplo-Salto e salto em comprimento.

3 comentários:

João Pedro disse...

É destes posts que eu gosto!
Foram medalhas importantes, relativamente cíclicas mas todas ligadas ao atletismo.

Somos um país que vive de rasgos individuais de atletas de grande nível mas não conseguimos estabelecer um padrão de vitórias nem de consistência competitiva, sobretudo devido à política desportiva e ao um presidente do COP que é uma absoluta nulidade e uma pessoa sem carácter (vide Pequim 2008).

Ainda assim, cresci com as imagens do Carlos Lopes e da Rosa Mota, vi numa tarde quente de verão a aceleração fantástica da Fernanda Ribeiro e numa tarde de chuva, o salto do Nelson Évora... míticos!

André Bernardo disse...

Muito bem.
Já tens a estrelinha para eu saber das novidades. :D

Gonçalo disse...

qd chegar a altura dos jogos mete todos os atletas portugueses q vão participar :)