domingo, 11 de março de 2012

Homenagem a Jean Giraud (Moebius)

Quem gosta de Banda Desenhada a sério conhecia certamente Jean Giraud e saberia que Moebius era o seu pseudónimo. Moebius era aliás mais que um pseudónimo, era praticamente um autor diferente. As diferenças de estilo e temáticas são tais que vou tratar os dois como autores distintos.
Como Giraud (que dos dois é o meu autor favorito) é conhecido como o desenhador do Tenente Blueberry, que é só umas das melhores séries de BD's de sempre, que conta com personagens complexas, cenários espantosos e o próprio protagonista é um anti-herói. Quem acompanha a evolução da série certamente que nota as diferenças de estilo ao longo dos álbuns, o que é uma prova da genialidade de Giraud.
Relativamente a Moebius, devo confessar que não me agradava tanto. Os desenhos eram muito bons (embora não tão bons como os de Blueberry) mas os temas mais psicadélicos e futuristas não me cativaram tanto.
Apesar de pessoalmente achar a BD Francófona infinitamente superior aos comics Americanos, o facto é que para se ser reconhecido mundialmente os autores têm de passar pelos superheróis (uma espécie de Real Madrid da BD). Também aí Giraud teve sucesso, tendo criado dois volumes do Silver Surfer, tendo obviamente vencido prémios.
Claro que um autor genial como ele, tinha de se destacar noutros campos, como no cinema onde foi responsável pelos cenários e desenhos de personagens de vários filmes como Alien, 5th Element e Tron. 

Sem comentários: