domingo, 2 de maio de 2010

A Ver: Die Welle


aqui tinha referido que o cinema Alemão está a ganhar cada vez mais qualidade, pois estão a enveredar por opções originais e viáveis em vez de seguirem o modelo mainstream que funciona melhor nos EUA e de certa maneira no Reino Unido.
Este filme tem como base uma turma de liceu Alemã que tem uma disciplina sobre Política. O professor decide questionar os alunos se seria possível nos dias de hoje a Alemanha voltar a cair numa ditadura autoritária. Os jovens pensam que não, sendo então colocados à prova pelo professor.
São então utilizados nas aulas conceitos básicos de um regime autoritário: disciplina, obediência, uniformização e extrema união. Esta organização ganhou o nome de die welle (a onda). O problema é que os alunos absorveram demasiado bem os conceitos autoritários e instauraram um regime fascista que ultrapassou a sala de aulas.
A história do filme é baseada numa experiência real que aconteceu nos anos 60 nos EUA. Penso que este filme é óptimo para explicar às pessoas que ainda duvidam de como seria possível num país sofisticado como a Alemanha, um regime autoritário ter tido tantos seguidores e implantação.

1 comentário:

T. Oliveira disse...

Muito bom!