domingo, 17 de janeiro de 2010

As tréguas de Natal de 1914 e 1915


Estamos a passar um mês terrível, sinceramente esta tragédia no Haiti foi mesmo um inferno na Terra. Para aliviar um bocado as coisas e aceitando a proposta de um grande (mesmo grande) amigo meu, o post de hoje é dedicado às tréguas de Natal de 1914 e 1915.
Tudo começou com uma carta aberta redigida por um grupo de mulheres Britânicas e o Papa Bento XV, a pedir aos comandantes das duas alianças uma trégua na 1ª Guerra Mundial por altura do Natal de 1914. Infelizmente os comandantes ignoraram esta missiva. Mas felizmente os soldados tomaram atenção ao apelo.
Assim, na noite de Natal de 1914, os soldados Alemães da Frente Ocidental, começaram a decorar as trincheiras com velas e a cantar musicas natalícias, os Ingleses e Franceses responderam com outras musicas (não esquecer que as trincheiras estavam separadas por pouca distância). De repente deram por si a desejar Feliz Natal entre os dois grupos, e melhor ainda os soldados começaram a sair das trincheiras e a trocar víveres, tabaco, álcool e até mesmo equipamento. A artilharia foi silenciada nessa noite, e foi até mesmo permitido aos soldados irem resgatar os corpos dos companheiros que estavam dos lados opostos das trincheiras, chegaram mesmo a organizar funerais juntos.
Infelizmente em alguns sectores a trégua não foi respeitada e alguns soldados que pretendiam confraternizar foram abatidos, e para cúmulo os Comandantes dos dois lados, ordenaram nos anos seguintes, que os bombardeamentos fossem intensificados precisamente na noite de Natal, para evitar situações semelhantes.
Mas felizmente pelo menos em 1915 voltou a ocorrer, uma trégua, os soldados modificaram a rota dos canhões, pelo que os bombardeamentos existiam, mas eram dirigidos para locais desertos e nesse ano ocorreu uma das manifestações mais genuínas, os soldados voltaram a sair das trincheiras e organizaram um jogo de futebol entre eles. Existiram mesmo casos de soldados que fizeram amizade que perdurou depois da guerra, e muitos tiveram de ser enviados para outras frentes pois não conseguiam combater contra os seus novos amigos.

4 comentários:

Jota disse...

Alex,

esta estória da História é um hino..! Quando eu te ouvi a contar.. enfim! Como sabes tenho um gosto (já que aconteceu) pela I GGM e está pérola da humanidade é absolutamente deliciosa!
Arrepiei-me a ler mais do que a ouvir.. é um post na sequência da qualidade do blog, constante e é o post perfeito para invocares a nossa amizade!

Obrigado Barras..!
Fico (ficamos) à espera de mais..!

abração!

Jota disse...

2-1 para os alemães.. as imagens de época dão cabo de mim..!

Soraia disse...

Muito fixe! As coisas que se aprendem ctg ;) ***

Bela disse...

Impressionante!!