sábado, 18 de novembro de 2006

Ferenc Puskás

Era o Eusébio da Hungria. Puskas foi um dos melhores jogadores de futebol de sempre, jogou por duas selecções (Hungria e Espanha) e por dois clubes -Honvéd e o poderoso Real Madrid-.
Puskas iniciou a sua carreira aos 12 anos no clube do exército hungaro, o Kispest AC (mais tarde mudou o nome para Honvéd) e cedo começou a destacar-se pela sua velocidade e potência de remate. Pelo facto do seu clube pertencer ao exército, os jogadores tinham de possuir uma patente militar, Puskas recebeu a de major... e ficou imortalizado como o Major Galopante.
Cedo se tornou a estrela da selecção hungara, onde pela qual jogou 85 vezes e marcou...84 golos o que é um exemplo evidente do seu talento. Em 1952 a Hungria venceu a medalha de ouro olímpica, e no ano seguinte liderada por Puskas deu uma lição de bom futebol em Wembley ao vencer por 6-3 a arrogante Inglaterra (que achava que não tinha adversários à sua altura). este feito catapultou-o para o estrelato internacional.
Em 1956 recusa-se a jogar na Hungria por não concordar com a sua ditadura comunista, acaba por refugiar-se em Espanha, ingressando no Real Madrid já a caminho da veterania (31 anos) apesar de tudo viveu os seus melhores anos como futebolista, chegando mesmo a alinhar pela selecção espanhola no mundial de 1962.
Como treinador destaca-se o facto de ter levado o Panathinaikos até à final da taça dos campeões europeus.
Jogou 971 jogos oficiais e marcou 953 golos Impressionante
Feitos:
1 Medalha de ouro olímpica (Helsinquia1952)
5 Campeonatos da Hungria
5 Campeonatos de Espanha
4 vezes melhor marcador do campeonato espanhol
3 Taças dos campeões europeus
1 Taça Intercontinental
1 Taça do Rei

Como treinador:
1 Campeonato Grego
Finalista da taça dos campeões europeus
1 Campeonato Australiano

Sem comentários: