sábado, 7 de outubro de 2006

A Ver: Uma mente brilhante

É sempre dificil falar de filmes pois temos sempre tendência a contar demais e "estragar a surpresa", por isso mesmo o cinema não é tão referido como outros temas (o mesmo acaba por se passar com livros) neste blog.
Esta película é sobre John Forbes Nash, um matemático esquizofrénico que consegue superar algumas dificuldades e vence o prémio nobel da economia.
O problema deste filme é o facto de omitir vários aspectos da vida de John Nash, como o facto de este se ter divorciado de Alicia Nash (no filme apesar de todas adversidades ela continua ao lado do marido) de ter mais 3 filhos (o filme só apresenta um, que infelizmente também é esquizofrénico-também não é referido este pormenor-) de apenas em 2001 Alicia aceita voltar a casar com Nash, e na entrega do prémio nobel, o matemático faz um discurso emocionado, quando na realidade foi "convidado" a não discursar devido ao seu problema mental (outras imperfeições não vou referir porque estraga um ponto vital da história). Outro problema é não serem referidas e explicadas na realidade nenhuma teoria ou estudos que o tornaram famoso.
Apesar destas imperfeições é um filme bastante agradável e que conta com a brilhante interpretação de Russel Crowe, que conseguiu representar na perfeição o papel de um esquizofrénico.

Contra: O afastamento da realidade biográfica de John Nash;
Seria uma excelente oportunidade de dar a conhecer as teorias pelo qual ele é famoso

A Favor: A interpretação de Russel Crowe;
Efeitos especiais;
Caracterização de Crowe no final do filme

2 comentários:

Anónimo disse...

Não vejo necessariamente como um aspecto contra o "afastamento da realidade biográfica". Se queremos uma biografia fiel, ou lemos a biografia em livro, ou então assistimos a um documentário biográfico (agora até há um canal só disso), e neste âmbito exijo a máxima veracidade. No que toca a um filme, acho bem ele basear-se e partir de factos reais mas, desde que se tenha um mínimo de bom senso, poderá omitir, acrescentar, e /ou modificar certas coisas em prol da arte cinemática.
Tal qual como na adaptação de livros...

Abraço!

Anónimo disse...

Caramba!! é impressionante a historia John nash, fiz uma apresentação e mencionei a doença na qual ele tinha e como John consiguiu reverter essa situação. A turma ficou impessionada, pq é maravilhoso.Linda, mesmo.