sábado, 31 de dezembro de 2016

Comics Americanos

Os comics de jornal são uma instituição nos EUA, qualquer jornal conta pelo menos com uma tira diária, o que torna um trabalho muito exigente, os cartoonistas diariamente têm de desenvolver uma história. Deixo aqui uma lista das mais conhecidoas em Portugal juntamente com algumas "clássicas" nos EUA.









Adam@home - Tendo em conta que as tiras são diárias e duram vários anos (Calvin and Hobbes durou 10 anos e isso é considerado pouco...) é natural que os comics se reinventem para continuarem populares, um pouco à imagem do que acontece com as séries de TV. 
No caso de Adam a história original era a de um pai que ficava em casa com os filhos e a tratar das lides domésticas enquanto a mulher era o "ganha pão" da família. A comédia residia no facto de os papéis familiares tradicionais se terem invertido e de Adam não ser particularmente dotado como dona de casa. Provavelmente com o conceito humoristico esgotado o autor (Brian Basset) decidiu manter Adam em casa mas com um negócio online e um exagerado vício em café.








Calvin and Hobbes - É a seguir a Peanuts a série mais popular no mundo. Todos conhecem a premissa: Calvin é um miudo de 6 anos com uma imaginação fértil que vê o Hobbes o seu tigre de peluche como estando vivo enquanto que as outras personagens o vêm como... bem... apenas um tigre de peluche. O humor baseia-se na relação dos dois protagonistas e na imaginação de Calvin que se estende a invenções, alter egos e viagens pelo universo. Simplesmente mágico.







Fox Trot - Apesar de ser livros editados em Portugal, não se tornou popular por cá, o que para mim é um mistério. A premissa é extraordinariamente simples, tem como base o quotidiano de uma familia de classe média e uns pozinhos de cultura Pop. Os protagonistas são os 5 elementos da família Fox, os pais (Roger e Andy) que estão na casa dos 40 receiam envelhecer e têm de ter uma paciencia infinita para os 3 filhos (Peter, Paige e Jason). Peter é o clássico fã de desporto e finalista do liceu, Paige é a adolescente que adora bandas pop e Jason (o protagonista oficioso da série) um génio precoce da matemática e física e um nerd gigantesco.







Garfield - Uma máquina de fazer dinheiro, rende anualmente em merchandising cerca de 1 bilião de dólares. Para além de ser lucrativo é um exemplo típico de longevidade nos comics americanos, é publicado desde 1978.
As histórias são bastante simples (mas eficazes): Garfield é um gato preguiçoso de apetite voraz e que odeia as segundas feiras e que inferniza a vida ao seu dono e a Odie, o outro animal de estimação da casa.







Peanuts - Um autêntico tesouro Americano. É a série mais popular e mais influente de sempre e com as suas tiras diárias entre 1950 e 2000 (neste periodo todo só teve um interrupção de 5 semanas) é também considerada a história mais longa contada por um ser humano (Charles Schulz). A história é baseada num grupo de crianças (e Snoopy o cão) e nas suas personalidades, de facto as personalidades estão tão bem desenvolvidas que cada personagem acaba por ser bastante complexa. A sua influência é patente em várias tiras con óbvio destaque para Calvin and Hobbes.







Zits - Se Peanuts e Calvin focaram-se na magia da infância, Zits foca-se na magia/pesadelo da adolescência. O centro da história é Jeremy um adolescente de 16 anos que enfrenta os problemas clássicos da sua idade: arranjar namorada, tirar a carta, passar o ano escolar, relacionar-se com os pais, borbulhas (daí o nome Zit) e sonhar com o futuro.
A série começou em 1997 e soube sempre reinventar-se sem perder o foco o que numa série onde a personagem é um adolescente é sempre complexo.







Popeye - Toda a gente conhece esta personagem dos desenhos animados, o que talvez muita gente não saiba é que é uma série de comics que se iniciou em 1919 e que ainda se mantém (o cartoonista actual "pegou" na série em 1994).







Dilbert - É simplesmente a sátira mais bem conseguida e realista do mundo empresarial. Desde as infindáveis e inprodutivas reuniões, aos layoffs, marketing, estagiários inexperientes e explorados, chefes idiotas e burocracia por todo o lado.  Dilbert é um engenheiro que trabalha numa empresa e que tem de lidar diariamente com a lista de itens que referi acima.

1 comentário:

João Pedro disse...

Barras,

que bela surpresa! A-D-O-R-O!!
Como sabes tenho-te acompanhado nestas leituras, que no meu caso começaram há anos e anos quando ia às compras mensais com os meus pais e ficava na zona dos livros do Jumbo e do Continente! Foi assim que descobri Adam e FoxTrot! Zits, já mais tarde! Dilbert, uma referência!

Peanuts tive vários que eram dos meus pais mas não sei onde andam...! Curiosamente, nunca li mais de 10 ou 20 tiras de Calvin... nem me puxou muito...! O facto do Fox Trot não ter funcionado, talvez tenha um pouco a ver com a cultura americana que está por base... mas concordo contigo, tirando alguns pormenores é muito transversal (tal como Adam). Desses todos, Dilbert talvez seja o mais "universal".

Que belo post e que vontade de ir rever uns quantos! :)
Abraço.