quinta-feira, 13 de março de 2014

A Ver: Sherlock

Sherlock Holmes é a personagem da ficção que já foi alvo de maior numero de filmes e séries, o que faz com que seja difícil realizar uma serie sobre a personagem e ter sucesso, Sherlock consegue isso.
A personagem interpretada por Benedict Cumberbatch é muito semelhante ao original: capacidades dedutivas brilhantes, cultura soberba, vícios e dificuldades sociais. O Watson também é semelhante: Médico, inteligente e recém chegado da guerra no Afeganistão (a História repete-se sempre...). 
Se já existem centenas de versões de Sherlock Holmes e as personagens da série são semelhantes às que serviram de base o que tem Sherlock de diferente? A época em que decorre. Holmes tem de resolver crimes na Londres do século XXI e é precisamente aqui que a série se destaca, a integração da tecnologia moderna (da qual Sherlock é um utilizador assíduo) sem perder a mística e a capacidade cerebral da personagem. A série tem também uma componente "interactiva", pois o espectador tem sempre acesso às mensagens (email ou SMS) que Sherlock recebe, e melhor ainda quando está algo a ser analisado temos a capacidade de ver através dos olhos do protagonista, o que nos torna como uma espécie de detectives adjuntos. 

1 comentário:

João Pedro disse...

Alex,

escrevo este post a meio do último episódio da 3ª temporada (ia no comboio e entretanto cheguei ao destino!). A alta cotação que tem no imdb é merecida e os actores são, mesmo que já nos tenhamos habituado a eles, muito bons nos papéis!
Os episódios são muito envolventes, praticamente viagem a Londres e constatei duas grandes virtudes que aliadas ao argumento e ao enredo são decisivas: o humor inteligente e o jogo das câmaras e das cenas (e o complemento entre estes dois factores até).

Temos de aguardar (bastante?) pela 4ª temporada!?
Abraço, agora... Breaking Bad! ;)