terça-feira, 17 de setembro de 2013

A Ler: Michel Vaillant



Embora seja um clássico da BD Francófona, em Portugal não é muito popular e nunca percebi a razão deste "insucesso". Para começar tem um desenho extraordinário, principalmente no que toca aos veículos que são criados com grande detalhe. As personagens são interessantes, principalmente Steve Warson, o melhor amigo de Michel que além de servir de alívio cómico, é também o que apresenta maior número de emoções, sendo por isso o mais "humano" de todos.
Um aspecto que sempre me atraiu nesta série é a Vaillante, a marca (fictícia) pela qual Michel e Steve competem, pois é apresentada com realismo tendo exactamente os problemas que uma marca de automóveis passa, como dificuldades financeiras, abertura a novos mercados, patrocinadores, lançamento de novos modelos (o autor dá-se ao trabalho de criar modelos especificos da carros Vaillante) ou espionagem industrial.
Para quem gosta de automóveis e desporto motorizado, aconselho a leitura, pois além das aventuras existe uma forte componente de bastidores, como se prepara uma equipa para uma corrida, o que sentem os pilotos ou as estratégias (nem sempre honestas) para ultrapassar os adversários.
Um aspecto pouco comum é a forte presença de Portugal ao longo da série, existindo pelo menos 3 livros cuja acção decorre no nosso país.

3 comentários:

João Pedro disse...

Um dos melhores posts do ano...!
Gostei muito do texto; como sabes nunca fui leitor assíduo mas olha que agora até me abriu o apetite...!

Thanks, abraço

Jorge Macieira disse...

Olhe que não, Alex, olhe que não. Ainda existem por ai muitos leitores da saudosa revista Tintim que são fieis de Michel Vaillant. Talvez entre as gerações mais novas, que têm menos contacto com a BD francófona, atulhados de Marvel e Manga, mas entre os que ainda viveram a idade de ouro da BD europeia a chama permanece acesa.
Saudação bedéfila,
https://www.facebook.com/Tintin.News

Alex disse...

Caro Jorge, fico contente por poder comunicar com outros aficionados de BD! Espero a sua visita mais vezes, o próximo post será sobre o Spirou.