terça-feira, 13 de agosto de 2013

Os Medalhados Portugueses nos Mundiais de Atletismo - Prata

Domingos Castro: Foi juntamente com Rosa Mota o primeiro medalhado Português em Mundiais de atletismo. Venceu a prata nos 5000 metros em Roma 1987. 
Participou em 4 Jogos Olímpicos, perdendo a medalha de prata a 30 metros do final.

Manuela Machado: Não venceu apenas uma medalha de prata, venceu duas e também venceu uma medalha de ouro! A primeira prata foi conseguida em Estugarda 1993, seguida do Ouro em 1995 e novamente a prata em Atenas 1997. É a seguir a Rosa Mota a melhor maratonista Portuguesa de sempre.
Fernanda Ribeiro: Os anos 90 foram de facto uma década de ouro no atletismo Português. Fernanda Ribeiro foi uma das principais responsáveis por isso, senão vejamos: Em mundiais teve uma medalha de bronze, duas medalhas de prata em Gotemburgo 1995 (5000 metros) e Atenas 1997 (10000 metros) e uma medalha de ouro. Em Jogos Olimpicos mais duas medalhas (ouro e bronze). Curiosamente nunca venceu medalhas em Europeus de atletismo.

Nélson Évora: Outro atleta que já entrou para a História do desporto português. Venceu a medalha de prata no triplo salto em Berlim 2009, tendo sido a primeira grande prova após o ouro de Pequim.
Também conseguiu o ouro mundial no triplo salto dois anos antes. Até 2002 competiu por Cabo Verde, tendo ainda o recorde do país no Salto em comprimento e no triplo salto. 

Sem comentários: