sábado, 22 de junho de 2013

Os protestos também resultam!

Grande parte dos protestos acabam por não resultar, acabando com a prisão dos organizadores ou simplesmente são ignorados, esperando que o tempo "canse" os manifestantes. No entanto existem excelentes exemplos de grandes protestos que funcionaram:


1930 - A Índia estava sob controlo Britânico, entre as leis e taxas existia uma considerada especialmente abusiva, a taxa sobre o sal. Gandhi resolve então criar uma marcha que percorreu 386 Km em 24 dias desde o interior da Índia até à costa, onde simplesmente as pessoas poderiam obter sal à mão, demonstrando que a taxa era contornável.



1955 - Os EUA aplicam politicas de segregação racial no estados do Sul. A população negra da cidade de Montgomery no Alabama recusa durante 2 anos utilizar os transportes públicos destinados apenas para negros. O caso chegou à justiça, onde foi considerada ilegal a segregação racial. O governo dos EUA recorreu ao supremo tribunal mas perdeu.


1963 - No seguimento do protesto anterior, mais de 200 000 pessoas juntam-se numa marcha em Washington para exigir direitos iguais para os Afro-Americanos. Foi também o dia do famoso discurso de Luther King, I have a dream.


1968 - Tudo começou com manifestações de estudantes Parisienses cansados do governo conservador de Charles de Gaulle, rapidamente o movimento alastrou a todo o país, levando a que se juntassem também os operário fabris e outros trabalhadores criando a primeira grande greve geral com 11 000 000 de aderentes. O presidente de Gaulle teve de fugir para a Alemanha e embora tivesse conseguido manter-se na presidência, o restante governo foi dissolvido.


1978 - Em Pureora na Nova Zelândia a deforestação estava a atingir níveis alarmantes. Um grupo de protestantes resolveu construir casas nas árvores que ainda restavam de modo a impedir o seu abate. O caso atingiu dimensões mundiais e a resistência dos manifestantes era já um símbolo. O governo acabou por cancelar o abate de mais árvores e tornou a área num parque natural.


1986 - A União Soviética começa a dar os primeiros sinais de desintegração, as populações das repúblicas Bálticas da Estónia, Letónia e Lituânia iniciaram uma onda de manifestações que duraram 4 anos em que se cantavam canções nacionalistas que eram consideradas ilegais pelos Soviéticos. Embora não totalmente determinantes acabaram por ajudar na dissolução da União Soviética em 1991.


1989 - Após 2 meses de protestos em Berlim a exigir a abertura das fronteiras entre as duas Alemanhas, coincidiram tal como no protesto anterior com um período de decadência Soviética. Em Outubro desse ano a RFA cede e acaba por abrir as fronteiras, as populações na excitação do momento iniciam também a queda do próprio muro de Berlim.