domingo, 15 de abril de 2012

Homem na Lua

Apenas 12 pessoas tiveram o privilégio de pisar a Lua, embora obviamente o mundo só se tenha interessado realmente na primeira vez que isso aconteceu.
Este post serve para dar a conhecer as missões que tiveram sucesso e que conseguiram colocar seres humanos no nosso satélite. Estas missões faziam parte do Projecto Apollo que acabou por ser cancelado, por atingir custos estratósfericos e por não a publicidade desejada. É  curioso mas voltar a colocar um homem na Lua nos próximos tempos é coisa de ficção cientifica... a não ser que a China se interesse a sério por esse objectivo.

Apollo 11 - É como seria de esperar, a missão mais conhecida, por ter sido a primeira e ter sido tão bem sucedida. A equipa era constituída por Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins. Destes 3 astronautas, só os 2 primeiros é que pisaram a Lua. Michael Collins era o "azarado" do grupo, pois a sua missão era diferente. Enquanto os seus colegas estavam na superfície do nosso satélite tendo chegado lá numa nave separada da principal, ou seja um módulo, Collins encontrava-se na nave mãe em órbita ao redor da Lua, para através de uma complicada manobra, conseguir acoplar novamente o módulo dos seus dois colegas quando regressassem da Lua na nave mãe e regressar a casa. Nunca antes um Homem esteve tão isolado como no caso de Collins e dos astronautas que lhe seguiram na função nas missões posteriores (as missões Apollo seguiam todas os mesmos padrões: 2 astronautas na Lua e 1 em órbita). E é importante lembrar que como este em órbita, passou pela face oculta da Lua, tendo estado 48 minutos sem comunicações.
Quando os astronautas regressaram, estiveram 21 dias de quarentena, pois na altura pensava-se que poderiam vir contaminados com bactérias lunares, o que posteriormente se veio a revelar desnecessário.

Apollo 12 - Ocorreu apenas 4 meses depois da Apollo 11. Os astronautas estiveram um dia completo na Lua. Conseguiram uma aterragem mesmo no local planeado, o que não ocorreu com a missão anterior. O objectivo passava por recolher informações da Surveyor 3 que era um robot de observação e análise que se encontrava na superfície Lunar.

Apollo 14 - Primeira missão após o susto da Apollo 13 onde um defeito na nave danificou os sistemas de ventilação e eléctricos, levando a tripulação e o centro de comando e improvisar uma alternativa que acabou por resultar e salvar a vida dos 3 astronautas.
A Apollo 14 bateu o recorde à data de permanência na Lua, 33 horas. Foram realizados testes sismicos e recolhidas amostras de rochas lunares. Houve ainda tempo para um pequeno jogo de golfe no nosso satélite.

Apollo 15 - Foi considerada pela NASA à data como a missão mais bem sucedida. Nesta altura os objectivos das missões alteraram-se, pois com 3 missões bem sucedidas à Lua, estava provado que era possível fazer a viagem, pelo que era altura de explorar o nosso satélite mais a fundo. Para o efeito os astronautas passaram 3 dias na Lua e contaram com o Lunar Rover que é um veiculo preparado para viajar na dura e irregular superfície Lunar.

Apollo 16 - Tal como na missão anterior os astronautas passaram 3 dias na Lua e contaram com o apoio do Lunar Rover. Sentia-se já o principio do fim do Programa Apollo, pois pela primeira vez não foi estreado nenhum equipamento ou procedimento em particular.
O astronauta incumbido de ficar no módulo que fica em órbita da Lua (ou seja o que não chega a pisar a Lua) era para ter desempenhado a função na azarada Apollo 13 mas dois dias antes da partida foi detectado que poderia sofrer de sarampo durante a missão. Felizmente ainda teve uma segunda oportunidade com a Apollo 16.

Apollo 17 - É até à data a ultima vez que um ser-humano esteve na Lua. Embora na altura não se soubesse que fosse a ultima missão, sabia-se que o fim estava perto, pelo que regista o maior número de actividades levadas a cabo na superfície Lunar culminando com a maior recolha de material de todas as missões.

1 comentário:

João Pedro disse...

Alex,

como sempre, "muita" bom e assunto pertinente à brava, não me lembraria de tocar neste assunto!

Em jeito de sugestão, podias acrescentar as datas para termos uma noção ainda melhor dos factos.

Tem-se falado (apesar da crise e da política internacional) num regresso a médio prazo à Lua durante a regência de Obama e embora não seja prioritário, seria certamente uma abordagem muito mais moderna e entusiasmante.

Um abraço!