sábado, 19 de junho de 2010

"Ensaio sobre José Saramago"

Não se pode dizer que conheça a fundo a obra de José Saramago. Talvez o facto de ter lido o primeiro livro dele ainda muito novo, não tendo obviamente entendido a profundeza, as metáforas e a crueza implícitas. Curiosamente nos últimos dois anos voltei a ler este autor: Ensaio sobre a cegueira, Caim e o livro de crónicas As opiniões que o DL teve. O Memorial do convento é de leitura obrigatória no secundário portanto já tinha sido lido (apesar das excelentes críticas, não consegui apreciar devidamente, dar-lhe-ei uma nova oportunidade um dia destes).
Saramago era um homem polémico, com opiniões muito vincadas o que lhe criou certamente muitas inimizades e "ódios de estimação". Mas defendeu-as sempre, neste aspecto era coerente e não se pode acusá-lo de hipócrita.
Três aspectos curiosos em Saramago era o misticismo presente nos seus livros, era de um género estranho no panorama literário Português, cujo misticismo é basicamente composto de mouras encantadas e ninfas do Tejo. O outro aspecto é a "ficção científica" de temas como a morte desistir do seu trabalho ou a clonagem.
O terceiro e último aspecto a destacar: A História do cerco de Lisboa não é contada do modo "real", mas sim através de um tradutor que acrescenta um "não" numa frase, cabendo ao autor recontar a história do cerco de uma versão alternativa, só o facto de alguém pensar num livro assim é genial.
Um pormenor curioso: o livro Todos os Nomes (um homem colecciona nomes, ficando obcecado por uma pessoa em particular) é baseado no próprio Saramago que vasculhou durante anos os registos de Lisboa à procura da data exacta da morte do seu irmão.
Tão cedo não existirá em Portugal um escritor com a dimensão que Saramago atingiu.

4 comentários:

Sonia disse...

um q nnc nng me disse q tenha lido, mas que adorei "Levantado do Chão", uma história que retrata toda a história do Alentejo desde o início do século XX até ao 25 de Abril, mt bom ;)

Tiago Oliveira disse...

grande Alex!bonita homenagem sim Sr.!Obrigado!...tens que ler mais livros dele, vais gostar bastante: Evangelho Segundo José Cristo, O Homem Duplicado, Intermitências da Morte, Levantado do Chão, etc...um homem genial!vai fazer falta!

Anónimo disse...

Não posso concordar, lamento mas não posso. Saramago nem escrever sabia, não se entendia nada do que escrevia, era polémico, provocador e estava sempre convencido que tinha razão em tudo. Nunca me interessou ler livros dele apenas li o Ensaio sobre a Cegueira e um pouco de Caim e também Levantado do Chão, este ultimo não coincide em nada com a história do Alentejo como menciona a Sónia. Temos liberdade de pensar no que quisermos, mas devemos respeitar os outros, coisa que Saramago nunca fez, nunca respeitou ninguém, ofendeu tudo e todos. Para mim um escritor que me é indiferente, sem personalidade e sem carácter. Mas respeito a opinião dos comentadores deste blog. A mim, Saramago não me vai fazer falta.

Alex disse...

Cada um é livre de deixar a sua opinião aqui no blogue! De facto era uma pessoa controversa, mas por isso mesmo acho que devia ter uma personalidade forte.