terça-feira, 1 de setembro de 2009

A Ler: O Primo Basílio (Eça de Queirós)

Ao ler este livro a primeira palavra que me ocorre é: actual.
De facto este livro foi escrito em pleno século XIX, mas as suas personagens facilmente poderiam ser transpostas para os dias de hoje. A história é sobre uma jovem burguesa, cujo marido se encontra ausente em trabalho. Subitamente recebe uma visita de um primo que estava emigrado no Brasil, rapidamente se apaixona por ele e o caso é descoberto pela criada, que é uma criatura desagradável que se tenta aproveitar da situação fazendo chantagem com a patroa.
Este livro está cheio de personagens memoráveis, sendo a minha favorita o Conselheiro Acácio que representa a figura pública pseudo-intelectual sempre muito cerimonioso e com frases vazias e citações, basta fazer uma pesquisa na Internet ou em livros para se descobrir muita informação sobre esta personagem.
Em conclusão, muitas pessoas acabam por não querer conhecer a obra de Eça de Queirós devido a uma qualquer desagradável experiência com Os Maias. Acreditem o mundo de Eça é imenso e estou agora na sua iniciação.

1 comentário:

Anónimo disse...

We owe it to someone else's achievements in health and thus feel joy, depending on the success of others as if their achievements, and this is the Buddha mind. Always hold the interests of all sentient beings of the heart, we can not leave the joy forever.
www.cosmifilm.com.tw
www.cosmifilm.com.tw/index.htm
www.cosmifilm.com.tw/pro1.htm
www.cosmifilm.com.tw/product2.htm
www.pandora-mall.com
www.pandora-mall.com/default.asp
www.pandora-mall.com/info/guide.asp
www.pandora-mall.com/info/view.asp?id=1