terça-feira, 28 de julho de 2009

10 coisas a saber sobre Cuba


1 - Cuba é a maior ilha das Caraíbas;
2 - Cuba tem as segundas maiores reservas de níquel do mundo;
3 - Em 1898 os EUA queriam auxiliar Cuba na sua luta de independência contra Espanha. Para terem um motivo rebentaram um dos seus próprios navios em Havana matando as 266 pessoas a bordo, culpando os Espanhóis pelo incidente;
4 - Nos anos 50, o PIB de Cuba era semelhante ao de Itália e superior ao do Japão;
5 - Após a revolução de 1958, o exército Cubano era o segundo maior da América Latina, ficando atrás apenas do Brasil;
6 - 10% da população Cubana vive neste momento nos EUA;
7 - Cuba tem a maior taxa de médicos por habitante do mundo;
8 - Actualmente Cuba e Venezuela têm um acordo onde os primeiros fornecem 30 000 médicos e professores em troca de 80 000 barris de petróleo diários;
9 - Todas as cidades Cubanas têm uma biblioteca;
10 - Aquando do fim da União Soviética, Cuba perdeu o seu maior "protector" passando por uma grave crise economica.

1 comentário:

Carlos Andrade disse...

Ora, aí estão 10 coisas interessantes a saber sobre Cuba! Na verdade, dessa lista sabia apenas um ou dois pontos e não tinha tanta certeza assim sobre um ou outro. É sempre legal saber, por exemplo, que é na ilha caribenha que se situa a maior taxa de médicos/habitante no mundo! Meu pai é cubano, minha mãe brasileira e eu estou sempre dividido entre os dois países e as duas culturas, que são ricas por demais! É incrível, um dia me dediquei a estudar a fundo os nomes maiores da música de Cuba e fiquei impressionadíssimo... Um nome leva a outro que leva a outro e outro mais. É nessa altura que eu dou valor a quem se dedica a separar o essencial do acessório nas músicas de todo o mundo. É um trabalho valiosíssimo e nem sempre devidamente reconhecido! Mas é o exemplo desse site de rádios aí: http://cotonete.clix.pt/ é meu bookmark favorito para ouvir música de todos os estilos! Dá logo uma saltada lá!