sábado, 28 de março de 2009

Disney vs Originais (Parte 2)

Esta segunda parte é dirigida aos filmes que nos marcam mais, pois são aqueles que surgiram nos anos 90, quando éramos todos uns pequenos petizes:
http://www.absoluteanime.com/reviews/little_mermaid/index%5B2%5D.jpghttp://farm4.static.flickr.com/3241/2445489785_8e2bb0c8cc.jpg
A Pequena Sereia
Original (1837)-O inicio da história é semelhante à da Disney, mas o resto é completamente diferente. A maldição da bruxa dizia que se o príncipe casasse com outra pessoa a sereia morreria. Como acaba por acontecer um casamento, a sereia tem de matar o príncipe para anular o feitiço, como não tem coragem para o fazer ela acaba por suicidar-se.

Disney (1989)-O príncipe não chega a casar com outra pessoa, o feitiço não tem nenhum efeito mortal e no fim a sereia e o príncipe casam.
http://www.cartoondollemporium.com/aladdin_jasmine_aboo.jpghttp://www.michaelspornanimation.com/splog/wp-content/d/Aladdin%206.jpg
Aladino
Original (Idade Média)-Apesar de fazer parte do livro Árabe das Mil e Uma Noites, Aladino é um rapaz... Chinês. É aliciado por um Árabe que se faz passar por seu tio e que lhe pede para recuperar uma lâmpada mágica. As coisas correm mal e Aladino fica com a lâmpada e com um anel que o "tio" lhe deu como pagamento. Tanto o anel como a lâmpada contêm génios (a diferença é que o da lâmpada é mais poderoso, o do anel só lhe dá comida e coisas mais triviais). Aladino torna-se rico, casa com a princesa, mas esta é enganada pelo "tio" e vende-lhe a lâmpada mágica. Mas com a ajuda do génio do anel, Aladino consegue derrotar o vilão e recuperar a lâmpada.

Disney (1992)-Aladino é um rapaz Árabe, que é aliciado pelo próprio Grão-Vizir a recuperar a lâmpada mágica. O génio concede-lhe três desejos, sendo que Aladino usa o último desejo para libertar o génio da lâmpada.
http://belatrix05.zip.net/images/displayimage.php.jpghttp://www.manataka.org/images/Pocahontas.jpg
Pocahontas
Original (1595-1617)-Pelas datas apresentadas, perceberam, a Pocahontas existiu mesmo. Era uma índia que casou com um Inglês chamado John Rolfe (John Smith foi quem capturou os índios). O casal foi enviado para Inglaterra para demonstrar que os nativos americanos podiam ser "domados". No regresso à América, Pocahontas fica doente (pensa-se que poderá ter sido devido aos fumos tóxicos das fábricas) e morre. Ela tornou-se famosa por ser filha de um grande chefe índio que era de facto muito poderoso.

Disney (1995)-Nesta versão, Pocahontas apaixona-se por um colono inglês, John Smith, durante uma batalha ele é ferido e enviado para Inglaterra, o que faz com que o casal não fique junto.
http://images.easyart.com/i/prints/rw/lg/5/9/Disney-Quasimodo-5929.jpghttp://images.contentreserve.com/ImageType-100/1300-1/%7B68D574C1-F6CA-4689-97FC-BB4A3D3D9970%7DImg100.jpg
O Corcunda de Notre-Dame
Original (1831)-Apesar de gostar bastante da adaptação da Disney (que já de si não é de todo apropriada para todas as crianças) a história original ainda é mais violenta. Para começar Frollo assassina Febus, e acusa Esmeralda do crime. A sentença é a forca. Esmeralda é de facto enforcada e Quasimodo fica sempre ao lado do corpo dela sem nunca o abandonar, passado um tempo ele acaba por morrer de fome.

Disney (1996)-Nesta versão Esmeralda é condenada, vai parar à fogueira, mas é salva por Quasimodo. Ela acaba por ficar com Febus e Frollo como se sabe não fica a ganhar como na história original.
http://disney-clipart.com/Hercules/characters/Hercules-Pegasus.jpghttp://www.mariafillo.org/imagens/hercules_nos_jardins_das_Hesperides.jpg
Hércules
Original (1264 a.C)-O Herói nasce de uma violação cometida por Zeus com uma rapariga. O vilão nesta história é Hera (que no filme da Disney faz de sua mãe) e o seu maior aliado é... o vilão da versão Disney, ou seja Hades! Hércules nunca tem um Pégaso, e o seu treinador não é um sátiro mas sim um centauro. Hércules acaba por casar com Megara, mas num momento de fúria mata-a e os filhos têm o mesmo destino.

Disney (1997)-Hércules é filho de Hera e Zeus, o vilão é Hades que o tenta derrotar através do seu amor com Megara (fiquem descansados, o Hércules não a mata nesta versão). Curiosamente os 12 trabalhos que no fundo é o que torna Hércules lendários, aparecem muito resumidos (e ao de leve) nesta versão.

1 comentário:

papoila disse...

ainda bem k a disney adaptou as histórias. se a nossa geraçao ainda hoje se sente triste ao relembrar a morte do pai do simba (rei leão) imagina o que teria acontecido se a disney tivesse mantido as histórias originais...