quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Os Portugueses e os JO de Pequim 2008

Ironicamente a melhor prestação Portuguesa de sempre em Jogos Olímpicos acabou por ser em Pequim 2008. A Vanessa Fernandes ganhou a medalha de prata, muito bem ganha, porque de facto a Australiana Emma Snowsill foi melhor, e demonstrou que não acusou a pressão que lhe era depositada. O Nélson Évora ganhou e bem o triplo salto, nem tendo necessidade de se aproximar sequer do seu recorde pessoal.
Agora quanto ao resto... foi o normal de uma participação portuguesa: falta de ambição, comodismo, desculpas esfarrapadas, eliminações precoces e confusões internas.
Ora vejamos: Francis Obikwelu (digo desde já que é um atleta que admiro) chegou aos JO a dizer que estava na sua melhor forma de sempre, foi eliminado dos 100 m e pronto! já tinha uma lesão antiga no joelho (pensava que estava na melhor forma) de uma forma ridicula e com mau perder já não participou nos 200m.
O Emanuel Silva também estava na melhor forma de sempre, era dos favoritos a uma medalha, nas eliminatórias vencia sem se esforçar ao máximo para se poupar... ficou-se pelas meias-finais.
Na equitação, o cavalo português teve uma ataque de ansiedade...
O Joaquim Videira vice campeão do mundo de esgrima em 2006 foi eliminado na segunda ronda.
A Telma Monteiro culpou os árbitros (a mesma história de sempre).
O Gustavo Lima ficou a um ponto da medalha de bronze, apesar de tudo prestação acima do razoável, mas como perdeu já andava a chorar que não tinha apoios, mas antes dos JO não o vi a fazer isso...
Os tipos do tiro também foi uma comédia, dois lideres do ranking mundial não mostraram estar à altura da sua posição...
Não é de admirar estes resultados, com um presidente que tem um "tacho" há mais de 20 anos, que fala quando não deve, e com sucessivos governos a ignorar o desporto (excepto o futebol...). Mas as desculpas de falta de apoios não explicam tudo, pois muitos destes atletas são campeões europeus e mundiais (e não é por falta de apoios que não vencem), e para a realidade portuguesa algumas bolsas olimpicas que recebem são bastante aceitáveis.

Sem comentários: