segunda-feira, 14 de abril de 2008

A Ler: Tintim (Hergé)


Os livros do Tintim, deverão estar entre os mais populares e os mais polémicos do mundo da Banda Desenhada. De facto estas aventuras são conhecidas em todo o mundo, incluindo nos EUA que nunca ligaram muito a BD Europeia (de facto a dupla Steven Spielberg/Peter Jackson estão a preparar uma trilogia de filmes baseado na personagem).
Os livros do Tintim destacam-se dos demais pelas histórias envolventes (que são tão diferentes como tráfico de droga, ficção científica, política, escravidão, ciência ou simplesmente amizade), pelas viagens e pelo seu desenho simples, mas simultaneamente cheio de pormenor e vivacidade.
Apesar de tudo alguns livros, principalmente os primeiros são alvo de polémica e censura por se demonstrarem anti-comunistas, colonialistas e anti-semitas. Felizmente esses primeiros volumes foram redesenhados e reescritos mais tarde para se tornarem politicamente correctos para o leitor actual.
Apesar de todos os problemas é unânime que as aventuras de Tintim são um marco na Banda Desenhada e um ícone do século XX

Sem comentários: