domingo, 29 de julho de 2007

Doping



Este vídeo mostra a vitória de Ben Johnson nos 100m (correu em 9,76 s, o record actual é de 9,77! o que mostra que ainda ninguém correu mais rápido que ele) nos jogos de Seul'88, onde tomou vários tipos de esteróides e hormonas de crescimento, a medalha de ouro foi-lhe retirada e dada a Carl Lewis

O doping, graças aos acontecimentos recentes do Tour, está novamente na ordem do dia... infelizmente este flagelo não é recente, pois o Homem na sua ânsia competitiva sempre procurou estimulantes para ultrapassar os outros, desde o berço do desporto na Grécia antiga.
Na Grécia antiga, os atletas olímpicos comiam testículos de carneiro (pois são uma grande fonte de testosterona). No século XIX as substâncias mais utilizadas eram cafeína e cocaína. Nos anos 60 era moda a utilização de estimulantes (principalmente entre os atletas Alemães, Americanos e Soviéticos). Actualmente está a começar a ficar na moda o doping genético, onde se modificam as características do próprio corpo humano, tendo o problema de não ser detectado em análises. Nos ultimos jogos olímpicos (Atenas 2004) alguns nadadores queixaram-se que alguns adversários não tinham um corpo "normal", notando-se algumas deformações, algumas delas bem medonhas... o desporto está podre.

3 comentários:

Anónimo disse...

find some information here.

Anónimo disse...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.

Anónimo disse...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.