quinta-feira, 20 de julho de 2006

Kim Jong il


Este homenzinho (aparentemente pouco perigoso à primeira vista) é o presidente (vitalício) da Coreia do Norte. Toda a gente sabe que é um ditador cruel e que o seu povo é escravizado... mas o que sabemos realmente do homem?
Para começar de acordo com os "fiaveis" livros de história norte coreanos, o nosso amigo nasceu no Monte Paektu (com duplos arco iris, uma nova estrela no céu, etc). A realidade é que nasceu na União Soviética (na cidade de Vyatskoye) onde o seu pai estava exilado.
Efectivamente Kim Jong Il, chamava-se Yuri Irsenovitch Kim.
Quando a guerra da Coreia terminou, o seu pai ocupou o poder, e passados uns anos, Kim entrou para a universidade onde, surpresa das surpresas, foi o melhor aluno, tendo recebido vários prémios (como viagens a... Malta).
Depois de vários anos no poder, o seu pai morre em 1994, ficando Kim a governar. Apesar de tudo, este tem atraido investimentos da Coreia do Sul e China, o problema é que o dinheiro é canalizado para o exército, partido e para ele próprio. Deixando o povo a morrer à fome.
Entre as suas extravagâncias, encontram-se o facto de comer lagostas em pauzinhos de prata diariamente, ser dos melhores clientes de Hennesy (Vinho Francês nada barato) e da Mercedes Benz. É também acusado de escândalos sexuais (abafados, porque ele é o querido líder), de abusar da bebida e de... insanidade.
Apesar de tudo encontra-se no poder há vários anos e enfrenta a comunidade internacional sem receio. Talvez se o seu exército fosse menos organizado e a Coreia do Norte fosse rica em petróleo ele já tivesse sido deposto.

Sem comentários: