segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Feliz Ano Novo!

Esperemos que o ano que aí vem seja melhor que o que passou! Feliz 2008!
Já agora, nem toda a gente usa o calendário gregoriano e por isso os anos são diferentes, ficam aqui alguns exemplos...

-No calendário Romano é o 2761;
-No calendário Arménio é o 1457;
-No calendário Chinês é o ano 4705;
-No calendário Etíope é o ano 2000;
-No calendário Hebraico é o ano 5769;
-No calendário Islâmico é o ano 1430;
-No calendário Tailandês é o ano 2551;
-No calendário Budista é o ano 2552;

sábado, 29 de dezembro de 2007

Em 2008 está previsto:

Janeiro
- O novo estádio do Liverpool estará completo
- Chipre e Malta adoptam o Euro
- Taça Africana das nações
Fevereiro
- Eclipse lunar total
- Óscares
- Relançamento do álbum Thriller de Michael Jackson
Março
- Início do campeonato da Formula 1 2008
Abril

- O software Ubuntu, passa a estar disponível na versão Linux
Maio
- Estreia do novo filme do Indiana Jones
Junho

- Euro 2008
- Expo 2008 (Saragoça)
Julho
- Bill Gates inicia o processo da sua retirada da Microsoft
Agosto
- Jogos Olímpicos de Pequim 2008
- Eclipse total do sol
Setembro
- Aniversário da independência da Guiné Bissau (35 anos)
Outubro
- 1º Campeonato do mundo de futebol feminino sub 17
Novembro
- Eleições presidenciais nos EUA
- Estreia do filme Harry Potter e o Príncipe Misterioso
Dezembro
- Inauguração do Burj Dubai o edifício mais alto do mundo

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

A Ver: Sicko


Mais um excelente documentário de Michael Moore, desta vez sobre o sistema de saúde dos EUA, que como se sabe é um dos piores dos países desenvolvidos.
O sistema de saúde Americano, baseia-se em seguros, ou seja quem não tiver seguro nem pode entrar nos hospitais...
Á primeira vista poderiamos pensar que o documentário foi feito a pensar nas pessoas que não têm seguro de saúde, mas não foi feita a pensar nos que têm e nos efeitos que isso lhes causou, pois como os seguros só querem lucro, desvinculam-se dos clientes quando estão doentes ou então não pagam o que devem pois accionam pequenas cláusulas do contrato que estão a letras pequenas... enfim tudo pormenores que fazem com que se tenha melhor sistema de saúde em Cuba do que nos EUA.
O cúmulo do filme é quando se sabe que os policias, bombeiros e voluntarios que ajudaram no 11 de Setembro estão doentes (por causa das cinzas e das depressões), e não têm direito a tratamento, enquanto que os condenados de Guantanamo têm...

sábado, 15 de dezembro de 2007

A Ver: Lions for Lambs

Este filme, apesar de pouco falado, chamou-me a atenção pois o realizador é um actor que aprecio muito: Robert Redford, além disso também conta com o Tom Cruise e fiquei curioso por ver o seu desempenho depois do seu despedimento da Paramount.
O que dizer sobre este filme? Dá para ver que é um projecto muito pessoal de Redford, pois toca o assunto sobre a guerra do Iraque de uma maneira muito peculiar, mas bastante realista.
A história do filme é simples, passa-se numas 12 horas, tendo 3 histórias paralelas, a história de uma jornalista (Meryl Streep) que entrevista um congressista republicano (Tom Cruise) pois este tem uma nova táctica para vencer a guerra. A segunda história é sobre um professor de ciência política (Redford) que aconselha um brilhante aluno a entrar nos "eixos" depois de uma fase rebelde. A terceira é sobre dois jovens que se alistam para o Iraque.
É um filme pequeno e com um final, como direi... pouco surpreendente, mas ao mesmo tempo surpreendente, só mesmo vendo... mas posso afirmar que acaba abruptamente, quando a história começa a aquecer, acaba o filme, e isso acaba por saber a pouco.

sábado, 8 de dezembro de 2007

A Ver: Uma Verdade Inconveniente


Al Gore após a sua "derrota" nas eleições iniciou um ciclo de palestras pelo mundo inteiro, sensibilizando as pessoas para o problema do aquecimento global. Uma destas conferências é apresentada como base para este documentário.
Pode dizer-se que Gore é um orador natural, consegue prender a audiência com o seu dom da palavra e humor cativante (principalmente no que toca a "bocas" a Bush), só não apreciei muito alguma promoção que ele faz de si próprio em alguns "flashbacks" sobre a sua vida privada.
Mas vamos ao que interessa: o aquecimento global, toda a gente sabe que é um problema muito grave e do qual já estamos a sofrer algumas consequências, e como avisa Gore, está nas nossas mãos tentar evitar o pior.
Já agora se virem o filme fiquem a ver os créditos finais.
Para saber mais sobre o documentário e para mais informação sobre como ajudar o planeta vão a
www.climatecrisis.net

A Ver: Gangster Americano



Mais um excelente filme de Ridley Scott e do seu actor fetiche Russell Crowe, contando também com a presença de Denzel Washington. Este filme fala-nos da história verídica de Frank Lucas (um gangster que controlou Harlem nos anos 60 e 70) e de Richie Roberts (o polícia que o apanhou).
É um filme policial que capta todo o ambiente da época em que se desenrola, mostrando a ascensão e queda de Frank Lucas, que centrava a sua actividade criminosa no tráfico de droga a partir do Vietname, onde se encontravam os campos de cultivo. Embora a história seja sobre o caçador (Roberts) e a sua presa (Lucas), esta história não é a habitual caça do gato e do rato, pois Lucas gostava da discrição e nunca era apanhado a fazer o "trabalho sujo".
A dado de curiosidade, Lucas e Roberts ficaram amigos e inclusivamente ajudaram na rodagem do filme.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Artes Marciais

Quando pensamos em artes marciais lembramo-nos sempre do Japão e do Oriente, mas nem todas as artes marciais vêm da Ásia... até existe uma Portuguesa:

Brasil-
Jiu-Jitsu Brasileiro e Capoeira;
Cambodja- Bokator;
China- Kung fu e Tai chi chuan;
Coreia do Sul- Taekwondo;
Egipto- Esgrima Egípcio;
Estados Unidos- Kajukenbo;
Filipinas- Sikaran;
França- Savate;
Grécia- Pancrácio;
India- Gatka;
Irão- Varzesh-e Pahlavani;
Islândia- Glima;
Israel- Krav Maga;
Japão- Aikido, Judo e Karate;
Myanmar- Bando;
Portugal- Jogo do Pau;
Reino Unido- Bartitsu;
Russia- Sambo;
Tailândia- Muay Thai;
Turquia- Yagli Gures;
Usbequistão- Kurash;
Vietname- Vovinam

domingo, 2 de dezembro de 2007

A Ler: Harry Potter


Com a publicação do sétimo livro, a saga de Harry Potter chegou (aparentemente) ao fim...
Além do que já se sabe sobre o estilo de escrita de J.K.Rowling, um aspecto é sempre apontado pelos leitores, o facto de todos os livros estarem interligados de uma maneira especial. Já se sabe que cada livro corresponde a um ano lectivo, o que leva as personagens a crescerem em cada livro, o que leva a um comportamento evolutivo das personagens. Mas o que torna o livro ainda mais especial, é o facto de pequenos pormenores em livros anteriores, revelam-se nucleares posteriormente, ou pequenas frases ditas aparentemente sem importância, por exemplo no primeiro livro (de 1997) se torne uma grande revelação no ultimo livro (de 2007). Ou seja J.K Rowling tem de ter uma imaginação extraordinária (no fundo... ela criou um mundo!) e uma capacidade de planear o fio condutor da história com 10 anos de antecedência.
Sobre os livros em si não me posso alongar muito, pois posso estragar a leitura a alguém! Por isso apenas aconselho vivamente a sua leitura, porque vale mesmo a pena.
E para quem pensa que são livros infantis, posso assegurar que talvez os dois primeiros livros sejam mais infantis... mas os outros 5 não são de certeza (principalmente o ultimo).