sábado, 31 de outubro de 2015

Os Treinadores Campeões Nacionais (Parte I)




(1) (4)


Josef Szabo: O 1º campeonato ocorreu em 1934/35, vencido pelo FC Porto, e o primeiro treinador campeão nacional veio da Hungria. Tornou-se num dos treinadores mais titulados do futebol Português, tendo vencido 4 campeonatos pelo Sporting.



(3)


Lippo Hertzka: Na década de 30 uma das potências do futebol era a Hungria, por isso não é de estranhar que os treinadores Húngaros orientassem várias equipas Europeias. Lippo Hertzka foi tricampeao no Benfica e foi também campeão pelo Real Madrid sem derrotas.



(2)


Mihaly Siska: Penso que é facil perceber qual o pais de origem deste treinador: Hungria. Fez praticamente toda a sua carreira como jogador no FC Porto e venceu como treinador 2 campeonatos.



(3)


Janos Biri: Correndo o risco de me tornar repetitivo, sim... é mais treinador Húngaro.  Foi tricampeão pelo Benfica e com um dado interessante: 2º treinador com mais épocas no clube (8) só atrás de Cosme Damião com uns praticamente inalcançáveis 18 anos.



(1)


Augusto Silva: Finalmente 11 anos após a criação do campeonato Nacional, o treinador campeão não era Húngaro. De facto a epoca de 1945/46 foi especial: venceu um treinador Português e pela 1ª vez um clube fora da órbita dos 3 grandes foi campeão: O Belenenses. O feito foi conseguido por Augusto Silva que tinha sido jogador no clube e na selecção (que também treinou).



(1)


Bob Kelly: Embora tenha tido uma passagem rápida pelo futebol Português, este treinador Inglês entrou para a história do clube, como o arquitecto do 1º titulo conquistado pelos 5 violinos. Como jogador entrou para a história do futebol inglês por ter quebrado o recorde de transferências em 1925.



(1)


Cândido de Oliveira: O seu cognome deveria ser Sr. Futebol. De facto este homem desempenhou quase todas as funções possiveis nesse universo: Foi jogador (tendo jogado uma vez pela selecção), treinador, seleccionador, fundador d' A Bola, jornalista desportivo e escritor (sobre futebol).



(1)


Ted Smith: Apesar de apenas ter um campeonato pelo Benfica, tornou-se num treinador histórico para o clube. Conseguiu quebrar a hegemonia do Sporting que vinha de um tricampeonato e venceu a Taça Latina, uma competição precursora da Taça dos Campeões Europeus.



(3)


Randolph Galloway: Após a "interrupção" do Benfica, o Sporting volta a mostrar que era a equipa mais dominadora na 1ª metade dos anos 50. Galloway foi tricampeão pelo clube. Josef Szabo conquistaria o titulo seguinte perfazendo o tetracampeonato dos leões.



(4)


Otto Glória: É um histórico do futebol Português. Este treinador Brasileiro conquistou 4 campeonatos pelo Benfica, venceu uma CAN com a Nigéria em 1980 e tem um 3º lugar com Portugal no Mundial de 1966.