sexta-feira, 23 de julho de 2010

A Ver: Top Gear

Em Portugal penso que existe apenas um programa sobre automobilismo, o TV Turbo. Cada episódio consiste numa insípida apresentação do carro, com o apresentador a testá-lo. Normalmente se for um automóvel normal, será numa estrada junto a uma praia, se for um 4X4 é praticamente certo que será no interior do Alentejo.
No Reino Unido pelo contrário existe o Top Gear. São 3 os apresentadores (Jeremy Clarkson, Richard Hammond e James May) e de facto são muito bons: comunicativos, sentido de humor e conhecimentos aprofundados sobre o mundo automóvel.
Cada episódio tem normalmente um pequeno segmento de noticias, testes a automóveis (o programa tem uma pista ao seu dispor), desafios (saber se é possível comprar um Porsche por poucas libras, realizar corridas ao longo da Europa contra comboios e aviões para determinar se um carro é mais eficiente que outro transporte, etc). Por fim existe também sempre uma celebridade convidada a correr na pista, sendo o seu tempo colocado num ranking.
Pessoalmente o melhor de tudo são os episódios especiais: os apresentadores são colocados num país exótico (Vietname, Bolívia, Botswana), tem de comprar um carro com um orçamento apertado e são submetidos a provas e a viagens longas. A título de curiosidade, o objectivo de um destes episodios, foi o de os apresentadores serem as primeiras pessoas a irem de carro até ao Pólo Norte.

Sem comentários: